Título: Just Listen
Autor: Sarah Dessen
Páginas: 307
Editora: Farol Literário
Nota: 5/5
Annabel Green sempre escondeu seus sentimentos com o intuito de não criar problemas para sua família, que já tinha muitos, como a anorexia de sua irmã. Trabalhando como modelo, não conseguia dizer para a mãe que não queria fazer mais isso, guardando tudo para ela mesma. Mas as coisas pioram quando é flagrada com o namorado da melhor amiga. Sem coragem para falar o que aconteceu de verdade naquela noite, Annabel guarda um segredo que a atormenta. Passa as férias de verão reclusa e quando volta para a escola está completamente sozinha. Julgada e ignorada por todos, Annabel acaba recebendo ajuda de quem menos esperava, Owen, um garoto que acaba de sair da prisão. Totalmente verdadeiro e sincero, o menino que vive em função da música e aprendeu a controlar a sua raiva, enxerga uma Annabel que nem mesmo ela conhece, e aos poucos a garota vai mudando. Ao longo da leitura, acompanhamos a construção dessa amizade, a revelação do segredo e o autoconhecimento de Annabel.
Narrado em primeira pessoa pela protagonista, o livro alterna entre o presente e alguns episódios do passado de Annabel. Dividido em 18 capítulos, que em sua maioria são grandinhos (algo que me incomoda um pouco), a leitura flui e a história tem um ótimo desenrolar. Nunca tinha lido nada da Sarah Dessen e comecei super bem, gostei muito da escrita, que me prendeu desde o começo e fez com que eu terminasse o livro em dois dias.
Os personagens, em sua maioria, são cativantes e muito bem trabalhados. A autora conseguiu explorar bem o interior e os sentimentos da personagem principal e acabei me identificando muito com a Annabel, sendo ela uma pessoa mais fechada, que tem dificuldade em se abrir com as pessoas. E o que falar do Owen? Sincero e sensível, impossível não se apaixonar. Também gostei muito de ver o crescimento da família Green ao longo da narrativa.
O livro aborda temas de grande relevância, e é isso que faz com que ele seja diferente dos outros, não apenas um livro com uma história fofinha. Ele aborda alguns assuntos bem tensos e a autora conseguiu explorá-los de maneira excelente. Um deles é a anorexia, que apesar de não ser o tema central,foi retratada de uma forma sensível e real. Além disso, a história foca muito na relação familiar e nas mudanças pessoais de cada personagem.
A edição do livro, apesar de simples, está boa, assim como a sua diagramação. Páginas brancas, letras de um bom tamanho e sem muitos detalhes. Encontrei alguns erros que passaram pela revisão, mas não me incomodou tanto. Tenho dúvidas se gostei ou não da capa, mas o que importa mesmo é o que está dentro.
Enfim, eu simplesmente adorei a leitura e acredito que todos que lerem vão conseguir tirar alguma coisa dele, assim como eu. A história tem um pouco de romance, mas a autora deixa em segundo plano, então aqueles que não gostam de livros melosos não vão ter problemas com esse.
*Livro cedido para resenha*
Não deixem de participar dos sorteios.
Espero que tenham gostado!
Beijos e até mais!
Oi Beatriz. Esse livro é tão bom, né?! Já li tem um tempinho, mas lembro das sensações que tive com a leitura. Sarah Dessen soube como desenvolver muito bem essa história. Foi o único que li da autora, mas pretendo ler, pelo menos, outro dela em 2015.
ResponderExcluirBeijos
All My Life in Books - Aguardo sua visita!
Gostei muito da resenha! <3
ResponderExcluirisso me lembra que eu tenho que terminar meus livros pra esse mês,
mas com provas e muitas coisas pra fazer quase não tá dando tempo.
adorei!
Sinceramente Clara ♥
Ache a resenha bem legal. Pretendo ler esse livro em breve. bjs
ResponderExcluirhttp://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Luxuoso-Estilo/175631289312048
https://www.youtube.com/channel/UCcsbrzL9CrOPNlqbA7lBy-w
Nossa, vai entrar pra lista de livros que quero pro próximo mês!
ResponderExcluirSério, amei a resenha, eu gosto de livros que não tenha nada muito meloso, porque não tenho paciência pra isso (só em filmes <3) hahahaa
Vou até procurar logo aqui, gostei meeeeeesmo!