Título Original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Nota: 3/5
Pat Peoples acaba de sair de uma clínica psiquiátrica acreditando ter passado apenas alguns meses nesse lugar. Devido à algum trauma, Pat não se lembra de como foi parar lá e só sabe que Nikki, sua esposa, quis que eles ficassem um tempo separados. Voltando a morar com os pais, Pat precisa se acostumar com as mudanças que ocorreram enquanto estava na clínica e isso não será muito fácil. Além disso, está disposto a reconquistar sua mulher - lendo livros clássicos, fazendo muito exercício e tentando ser uma pessoa mais gentil - e ter o seu final feliz. Mas em meio a tudo isso acaba conhecendo Tiffany, uma mulher que, como ele, teve muitos problemas na vida, e uma amizade - um tanto diferente - acaba surgindo entre eles. Disposto a reorganizar sua vida, Pat fará de tudo para ver o lado bom da vida.
O livro é narrado em primeira pessoa por Pat, o que nos deixa muito próximo do protagonista. A escrita do Matthew é muito boa, ele conseguiu fazer com que estivéssemos dentro da cabeça de Pat e por conta disso acaba sendo um pouco confusa, assim como a cabeça da maioria de nós. O livro tem uma linguagem fácil e a narrativa é, ao mesmo tempo, engraçada e comovente. A história tem um bom desenrolar e a leitura flui bem.
O livro é narrado em primeira pessoa por Pat, o que nos deixa muito próximo do protagonista. A escrita do Matthew é muito boa, ele conseguiu fazer com que estivéssemos dentro da cabeça de Pat e por conta disso acaba sendo um pouco confusa, assim como a cabeça da maioria de nós. O livro tem uma linguagem fácil e a narrativa é, ao mesmo tempo, engraçada e comovente. A história tem um bom desenrolar e a leitura flui bem.
Os personagens são bem construídos e cativantes, e mesmo os secundários tem uma real importância na história e sua particularidade. Pat é um homem ingênuo, otimista, de bom coração e engraçado, que acredita em finais felizes e no lado bom da vida, e percebemos isso claramente no decorrer da leitura. Já Tiffany é mais maluca, divertida e sarcástica, e apesar de algumas coisas, tem um bom coração também e só quer o bem de Pat.
O livro aborda temas como a depressão e problemas mentais de um modo sensível e até divertido. Por isso é uma leitura leve, mas que ainda assim trata de assuntos relevantes. Mas, acima de qualquer coisa, a mensagem que o livro passa é sobre a esperança e sobre sempre tentar ver o lado bom das coisas e da vida.
A edição do livro está muito boa. A diagramação é ótima, as páginas são amareladas e as letras tem um tamanho bom. Cada capítulo tem um nome que na verdade é uma frase que está presente no capítulo que está iniciando. A capa é muito bonita, mesmo sendo a capa do filme e é uma das únicas capas inspiradas em filme que eu realmente gosto.
Me interessei pelo livro depois que assisti ao filme e mesmo as histórias sendo um pouco diferentes, recomendo ambos. Enfim, é um bom livro, leve e divertido, para se ler em qualquer hora.
Já leram o livro? Gostaram? Comentem!
Espero que tenham gostado!
Beijos e até mais!
eu adoro esse livre, assim como gosto do filme <3 Fiquei super interessada em ler depois que assisti e não acho tão diferente, no livro o chato é o relacionamento dele com o pai, que é mais chato e mais triste :/, maas amo o Pat, e dá pra tirar ótimas frases desse livro!
ResponderExcluirVejo muita gente reclamando desse livro, ainda bem que gostou!
Beeijo
http://oteoremafeminino.blogspot.com.br/
Nunca li esse filme e nem li o livro, mas confesso que estou começando a ficar bem interessada na história. Gostei da sua resenha. http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/2015/02/a-mais-pura-verdade.html
ResponderExcluirComprei o livro e esperava mais. Me decepcinoei bastante e até hoje não consegui terminá-lo. Depois que assisti ao filme, notei que ambos são maçantes.
ResponderExcluirbeijos
http://jurodemindinho.blogspot.com.br
Olá,
ResponderExcluirNunca tive um interesse real por esse livro, me parece ser uma leitura leve, bacana e tal, mas nunca chegou a me interessar de fato. Mesmo com o filme e todos os elogios voltados a ele.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Oi Bia!!Tudo bom?
ResponderExcluirAmei esse livro!!A história é muito cativante,e é impossível não
gostarmos dos personagens que como você disse,são ,muito bem construídos!!
Beijos!!
http://livreirocultural.blogspot.com.br/
Este livro é fantástico!!! Uma história que vai envolvendo! =D
ResponderExcluirMe emocionei muito!
Parabéns pelo blog!
Pensamentos Valem Ouro
Ooi, Beatriz! Tudo bem?
ResponderExcluirNossa! O lado bom da vida está na minha listinha há um tempão, mas até hoje não li - nem comprei.
Depois de ler sua resenha o livro ganhou mais alguns pontinhos, haha
Quero leeer! :D
Beeijo, beijo!
www.sonhodeleitora.com