segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Morro dos Ventos Uivantes por Emily Brontë


Título Original: Wuthering Heights
Autor: Emily Brontë
Páginas: 292
Editora: Lua de Papel
Nota: 5/5

Oi pessoal! Tudo bem?
Faz tempo que comprei esse livro e nunca dei muita bola para ele, lembro de ter começado a ler mas, devido a narrativa diferente, desisti. Eis que sorteio ele no TBR Jar e tento ler novamente. Por que não fiz isso antes? Essa foi a minha pergunta logo depois de alguns capítulos. 

O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e único romance de Emily Brontë. Conta a história de Heathcliff e Catherine que nutrem um amor doentio e mortal um pelo outro. Esse amor intenso vem desde a infância e nasce na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes, porém ele é proibido e o destino acaba os separando, o que gera raiva e muita vingança, que acaba afetando todos que vivem em volta dos dois.

O livro é narrado em 1ª pessoa pelo Sr. Lockwood e a história de Heathcliff e Catherine é narrada em 1ª pessoa pela Sra. Dean, ou seja, é uma narração da narração. O livro é dividido em 34 capítulos e apesar de ser um livro de 1847 e ter palavras mais rebuscadas, não é uma leitura difícil. A história foi muito bem construída pela autora e a escrita é fantástica, fazendo com que você não queira largar o livro até chegar ao fim.

O livro é bem sombrio e chega a ser macabro, e é isso que o torna interessante e faz o leitor querer saber cada vez mais. A relação de Catherine e Heathcliff é confusa, ao mesmo tempo que se amam, eles se odeiam e por isso chega a ser doentia. 


Todos os personagens são bem complexos e problemáticos. Catherine tem personalidade forte e é muito indecisa, mas podemos entender um pouco sua atitude por tudo que ela passou. Heathcliff é doente por vingança, faz de tudo para ter o que quer, não importa as consequências e é muito maldoso, mas também entende-se, em partes, sua atitude. Isabella e Linton são extremamente irritantes e egoístas. Nelly e Edgar são os únicos sensatos e amáveis. Cathy também é um pouco irritante e muito teimosa, mas no fundo é uma boa menina. E tenho tanta pena do Hareton, que apesar de rude, é um bom garoto.

A minha edição é a econômica, por isso não tem orelhas. As folhas são brancas, a diagramação é boa e as letras tem um tamanho bom. Os capítulos são marcados por números romanos e no início de cada capítulo há um sombreado da flor da capa (espero que dê para ver na foto acima). Não gosto muito dessa capa, e por isso, pretendo comprar outra edição.

Gostei muito do final da história, segue o estilo macabro do livro. Adorei a leitura e recomendo que todos dêem uma chance ao clássico.



E vocês? Já leram? Qual sua opinião sobre o livro? Comentem!

Espero que tenham gostado, beijos e até mais!


36 comentários:

  1. Olá. Eu li esse livro há algum tempo e afirmo com toda certeza de que é o meu preferido. O romance não é uma história de amor convencional como as que estamos acostumados a ler por aí e é muito interessante pelo fato de fugir dos padrões que já conhecemos. Eu amo essa história e sou apaixonada pelo mistério de Heathcliff.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    miriapinheiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Concordo plenamente com você, se tornou um dos meus preferidos por isso, por não ser convencional!
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Bia! Ainda não consegui comprar esse livro, mas pretendo fazer isso logo! Já estava com muita vontade de ler ele e depois do post que você fez falando das leituras do mês passao, a minha vontade cresceu ainda mais. Não vejo a hora de comprá-lo. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, tudo bem?
      Fico feliz que os meus posts tenham te deixado interessada em ler o livro, tenho certeza que você vai gostar!
      Beijos!

      Excluir
  3. Só eu que não gostei desse livro? E olhe que eu gosto de clássicos, mas achei esse arrastado demais e os personagens, apesar de serem bem construídos,são muito irritantes, parecem que todos eles são de mal com a vida.
    Beijos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que não é só você haha! Esse livro é daqueles que geram diversas opiniões.
      É verdade, os personagens não são muito simpáticos, mas é o que ajuda a construir a atmosfera do livro.
      Beijos!

      Excluir
  4. OOOOOOOOOOOOOOOI, Biaaaaaa! Tudo óoooooootimo! E com você, amoooor? ♥ *-* Caraca! 1847? Gente, bota antigo nisso, hahaha! Eu conheci este livro através de Crespúsculo, o qual a Bella menciona que está lendo, haha! :3 De qualquer forma, eu adoooooooorei sua resenha! Maaaas, infelizmente, este livro não faz nada meu estilo :c E mesmo você tendo dito que, apesar das palavras serem rebuscadas, a leitura não é difícil, não me conquistei... :/

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Estou bem também!
      Também conheci ele através de Crepúsculo e não me arrependo de ter lido, quem sabe no futuro você dê uma chance a ele.
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu adoro esse livro! Ok, é pesado, vingança pura. Mas é envolvente!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, não consegui largar o livro até terminar!
      Beijos!

      Excluir
  6. Há tempos que eu quero ler este livro, minha prima tinha até tinha comprado ele, e quando eu fui ler ele tomou, infelizmente, um chá de sumiço. :(
    Ainda sim tenho a esperança de algum dia lê-lo, adoro romances históricos, ainda mais quando a escritora é da época, fico muito mais empolgada com a leitura. Quanto as palavras antigas, eu gosto de conhecê-las e acrescentá-las ao meu vocabulário.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você vai amar esse livro! Com certeza um dia você vai ler ele!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  7. Esse livro é muito bom, li ele e fiquei encantada com a narração e a história. Vou ver o filme pra ver se é tão bom quanto o livro! =)
    ourrsecret.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme, espero fazer isso em breve e que ele seja bom como o livro!
      Beijos!

      Excluir
  8. Um dos clássicos que eu mais gostei de ler, depois de Jane Austen. Não acho que seja um livro pra todo mundo, afinal, é um tipo de leitura pra quem realmente gosta de ler, e a intensidade do livro, a maneira como a história se desenvolve, pode ser algo que afaste os leitores. Porém, eu amo esse livro.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive oportunidade de ler Jane Austen, mas quero muito ler.
      Sim, realmente não acho que é um livro para todos, mas acredito que todos devem tentar ler, pois foi assim que eu acabei amando o livro!
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá =).
    Eu sempre tive vontade de ler esse livro, acho a ideia dele sensacional e todos sempre falam tão bem. Um dia ainda leio!
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      O livro é muito bom, espero que quando ler você goste dele tanto quanto eu gostei!
      Beijos!

      Excluir
  10. oii, amo esse livro, tb resenhei ele. Adorei a sua resenha e seu blog, estou seguindo e vai pros meus favoritos.
    bjs
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Vou conferir sua resenha!
      Que bom que gostou, fico muito feliz! *-*
      Obrigada! Irei retribuir!
      Beijos!

      Excluir
  11. Oii,

    Já vi muuuitas criticas positivas sobre o livro, mas ainda não li. quero muiito ler ele ;) Parabéns pela resenha

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    Blog EC&M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O livro é muito bom mesmo, espero que você consiga ler ele logo! Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  12. Já li esse livro duas vezes e sou apaixonada por essa história! No começo, também tive dificuldade para continuar e abandonei, mas, quando voltei, não deu mais para largar! Adorei sua resenha, mostrou bem o espírito do livro :D Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito envolvente, não dá para largar mesmo!
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Beijos!

      Excluir
  13. Eu sou a única pessoa que odeia este livro? Tenho ele na estante desde a febre de crepusculo e ainda não consegui ler.
    Vou me esforçar agora, sua resenha positiva contou pra isso

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também estava parado na estante há um tempo, mas depois que dei uma chance ao livro, não consegui largar mais! Espero que também aprecie a leitura!
      Beijos!

      Excluir
  14. Todos os personagens são complexos mesmo!
    Essa relação foi macabra, mas é muito bom ler um livro assim!
    Só não é para qualquer um...rsrs
    Também fiz uma resenha desse livro, se quiser ver:
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/2014/05/o-morro-dos-ventos-uivantes-emily-bronte.html

    Adorei o blog, seguindo aqui!
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo esse romance sombrio faz o livro ficar super interessante, isso que me cativou! Realmente, não são todos que vão gostar, mas acho que vale a pena tentar ler!
      Com certeza vou passar para ver sua resenha!
      Obrigada, irei retribuir!
      Beijos!

      Excluir
  15. Adorei sua resenha... Sempre tive vontade de ler, mas ainda não tive oportunidade... Sempre vi criticas otimas a respeito dele, estou tentando encontrar, mas o preço é um pouquinho salgado :p
    Beijo | desculpa o sumiço!
    http://asalvarmomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! *-*
      Tem algumas edições desse livro que são caras, mas algumas sempre entram na promoção, principalmente no Submarino.
      Beijos!

      Excluir
  16. Me interessei pra ler só pelo nome e pela capa do livro. "O amor que nunca morre" ♥. Sem falar que sua resenha me deixou com muita vontade de lê-lo. Bjs :*

    http://acucar-ou-adocante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a minha resenha tenha te deixado curiosa em ler o livro, fico muito feliz quando isso acontece!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  17. Eu tenho MUITA curiosidade em ler esse livro. Não deixa de ser um clássico, não é?
    Já está na lista dos desejados! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um clássico maravilhoso, espero que quando ler você goste tanto quanto eu gostei!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  18. Depois da resenha acho que vou dar uma chance hahaha, comecei a ler e abandonei, mas quando terminar minha maratona vou tentar de novo.
    Estou seguindo.

    Beijos,
    http://nostalgemeas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente novamente, foi assim que eu consegui ler e a história me conquistou. Espero que aconteça o mesmo com você!
      Obrigada, irei retribuir!
      Beijos!

      Excluir