domingo, 24 de janeiro de 2016

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky


Fazia muito tempo que eu queria ler As Vantagens de Ser Invisível e, como sempre estou atrasada, só consegui ler na confusão de Dezembro de 2015. Eu já sabia de um grande spoiler, mas felizmente isso não atrapalhou tanto a minha leitura e eu consegui apreciar muito bem a sensibilidade desse livro.

A narração é feita através de cartas, uma experiência nova e boa para mim, escritas por Charlie a um destinatário desconhecido. É uma forma que ele encontrou de desabafar sobre a vida, ter algum apoio, porque a vida dele não é muito fácil. Ele está começando o ensino médio e um dos únicos amigos dele se suicidou no ano anterior, ou seja, está vivendo algo totalmente novo e sozinho. Charlie é muito tímido e passou por um problema sério na infância, por isso, tem dificuldade em fazer amizades.

Tudo muda quando ele conhece Patrick e Sam, que o integram ao grupo e fazem Charlie viver a vida: festas, amores, primeiros encontros e amigos. Finalmente ele sente que faz parte de alguma coisa. Além disso, o professor de literatura Bill também se torna um grande amigo de Charlie, acreditando no potencial dele como escritor, dando conselhos e indicando diversos livros para ele (inclusive estou pensando em fazer o desafio de ler os livros indicados, todos parecem ser incríveis).

A história aborda temas bastante relevantes como homossexualidade, abuso sexual, violência contra a mulher, aborto e suicídio. Nenhum desses assuntos é muito aprofundado, mas a sensibilidade com que são colocados no livro nos faz refletir muito.

O que mais gostei mesmo foram as mensagens passadas ao longo da leitura. Acima de tudo, As Vantagens de Ser Invisível fala sobre a descoberta de si mesmo: Charlie começa o livro totalmente perdido e, após transformações e grandes revelações, acaba descobrindo quem realmente ele é. Além disso, uma outra mensagem é "Nós aceitamos o amor que acreditamos merecer", algo dito pelo professor Bill e que tem vários exemplos dessa situação na história. É algo que eu acredito muito e levo para a minha vida.

Enfim, a leitura foi incrível e o final, mesmo para quem já sabia, é chocante, apesar de serem reveladas algumas dicas ao longo da história. O livro é sensível, delicado e nos faz pensar. Recomendo demais!

Sobre o filme
Aproveitei e também assisti a adaptação de As vantagens de Ser Invisível. Gostei bastante da escolha do elenco, a trilha sonora é maravilhosa, mas como é de se esperar das adaptações o filme não mostra a dimensão da história. Na minha opinião faltaram partes importantes, como a relação entre Charlie e o professor Bill, que é uma das minhas favoritas. No entanto, não deixa de ser um bom filme, é só não assistir com grandes expectativas.

Espero que tenham gostado.
Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário