terça-feira, 27 de janeiro de 2015

EBL #2: Metas de Leitura


Oi, pessoal! Tudo bem?
Voltei com mais uma blogagem coletiva do grupo Entre Blogger Literários, um grupo de blogueiros do qual faço parte. Como é começo de ano decidimos falar um pouco sobre Metas de Leitura.

     

Gosto muito de fazer metas, acredito que dê um ânimo para realizar coisas novas. Desde pequena sempre separei um espaço na agenda para os meus planos e metas, e adorava poder riscar ou colocar um OK nas coisas que já tinha feito, dava uma sensação de vitória, ainda mais quando conseguia completar toda ou boa parte da lista.

De uns dois anos para cá passei a incluir metas de leitura, pois era um motivo extra para eu me dedicar mais aos livros, que é algo que eu amo. Minhas metas literárias sempre foram mais simples, como ler livros em inglês e ler um número x de livros naquele determinado ano. Mas, quando entrei nesse mundo dos blogs descobri diversos desafios e metas super legais e diferentes.

Ano passado cheguei a participar de um desses desafios, que foi o 52 livros em 52 semanas, mas infelizmente não consegui cumprir porque não sou a pessoa mais organizada do mundo. Também em 2014, fiz uma lista de 12 livros que eu queria muito ler no ano e também foi um fiasco, li apenas 3 ou 4 livros da lista. Ou seja, 2014 não foi o meu ano no quesito metas literárias hahaha.

Então percebi que além de ânimo eu precisava de organização para conseguir cumprir as minhas metas, e nesse ano de 2015 minha principal meta é me organizar para conseguir ler (também é uma meta para a minha vida no geral). Minha outra meta é conseguir ler os 12 livros que falei num post no começo do mês e tenho quase certeza que dessa vez vai dar certo, porque são livros que tenho muita vontade de ler e já tenho a maioria na minha estante. 

Outra coisa que percebi é que não adianta nada colocar no papel metas que você sabe que não vai cumprir naquele determinado tempo, pois no final você só sentirá frustração (que é o que eu senti muitas vezes). Por isso, as minhas metas desse ano são poucas e não são grandes, mas são aquelas que eu sei que vou conseguir cumprir até o final de 2015, que será um ano super corrido para mim.

     

Quais são as metas literárias de vocês? Comentem!
Espero que tenham gostado!
Beijos e até mais!

5 comentários:

  1. Oi, Beatriz!
    Também adoro metas e tenho o hábito de fazer listinhas de começo de ano, que incluem de tudo, inclusive livros. Também tenho esse gostinho de riscar ou colocar um mega OK nas coisas que já fiz! Hahaha.
    A única coisa que me atrapalha são prazos, se eu me propôr a fazer o que quer que seja com tempo determinado, tem grandes chances que eu desista no meio do caminho. Por isso sempre prefiro não me pôr a pressão de data específica, aí consigo riscar a maioria dos itens na minha listinha =D
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    2015 também vai ser um ano bem corrido para mim, vou ter que me organizar muito para consegui manter o blog e etc. Boa sorte com sua meta!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu to com metas de ler mais esse ano tbm, até agora já foram 3 espero continuar nesse ritmo ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho hábito de fazer metas mas acabo não cumprindo-as! Esse ano estou mais disciplinada então talvez eu consiga manter as minhas! Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beatriz!
    Eu também costumava fazer muitas metas literárias, mas depois de tantos fracassos decidi fazer uma meta "de organização": conseguir arranjar tempo para fazer tudo que preciso, ainda mais que esse é o ano do meu vestibular.
    Concordo que o melhor não é fazer metas impossíveis, depois a gente só se sente culpada de não ter conseguido alcançá-las! Beijinhos, Beatriz (a antiga StarGirlie do blog Feitiço das Palavras).

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir