segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O Teorema Katherine, John Green


Título: O Teorema Katherine
 Autor: John Green
 ISBN: 9788580573152
 Editora: Intrínseca
 Páginas: 304
 Classificação: 5/5

Bom, antes de ler esse livro já tinha visto algumas resenhas que falavam que ele não era tão bom, e não fui com muitas expectativas, mas o John Green conseguiu me surpreender e eu simplesmente amei o livro.

O Teorema Katherine conta a história de Colin Singleton, um garoto prodígio, que namorou 19 Katherines, sim 19! Sendo que em todos os namoros elas terminaram com ele e este, por sua vez, ficou arrasado em todos os términos. Quando a K-19 termina com ele, logo após a formatura do colegial e dois dias antes do primeiro aniversário de namoro, Colin fica devastado, porém seu melhor amigo Hassan propõe que saiam em viagem pela estrada, sem rumo. Durante a viagem acabam conhecendo uma pequena cidade chamada Gutshot, e no momento em que Colin menos esperava acaba acontecendo seu momento Eureka! E assim Colin tem a ideia de elaborar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, um cálculo que, acredita ele, possa prever o futuro de qualquer relacionamento. Mas não será tão fácil assim...

É um livro inteligente, bem humorado e narrado em terceira pessoa. Gostei bastante da forma como a narrativa ocorreu, intercalando o presente com algumas memórias de Colin das Katherines que passaram pela sua vida. Os personagens são cativantes, principalmente o Colin, o Hassan, a Lindsey e a Hollis. 




O livro é bem divertido e leve, em alguns momentos dei boas risadas. Adorei as notas no rodapé, amo quando o livro tem isso, continham bastante informações interessantes. O livro, como já se imagina, fala um pouco (bem pouco mesmo) de matemática, necessária para a criação do teorema, mas não é preciso gostar/entender a matéria para amar o livro, e achei super engraçado o fato do próprio John Green não ser bom em matemática e escolher um curso de faculdade que não tem matemática envolvida (assim como eu hahaha). E é possível entender melhor o teorema com a explicação do amigo matemático de John no final do livro e alguns gráficos que aparecem no decorrer da leitura. Então, não se preocupem!

O livro é dividido em alguns capítulos não muito longos. A diagramação é boa, as páginas são amareladas e a capa muito amorzinho. 

A leitura flui bem e pode ser terminado em poucos dias. Realmente gostei,adorei,amei O Teorema Katherine. De maneira nenhuma é um livro chato por ter matemática envolvida (ela aparece pouco), pelo contrário! A cada livro que leio do John Green me surpreendo mais e espero que continue assim.




Espero que tenham gostado, beijos e até mais!

12 comentários:

  1. Oi Bia! Amei sua resenha. Já li esse livro e antes de comprá-lo, vi muita gente falando que era o mais chato livro do John Green. Discordo completamente delas, o livro é ótimo! Amei as notas de rodapé e a matemática não cansa nem um pouco a nossa leitura.
    Te indiquei em uma tag! http://frases-perdidas.blogspot.com.br/2014/01/tag-o-que-te-diz-o-livro.html#comment-form Quando responder, passa lá no blog pra me avisar! Beijos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      Que bom que gostou da resenha e do livro! Obrigada pela indicação, pode deixar que passo lá quando responder!
      Beijos!

      Excluir
  2. Muito legal sua resenha! Antes de ler O Teorema Katherine (já li e ameei) muita gente me falou que era um livro muito ruim,mas,sinceramente,eu adorei! Achei até melhor que alguns outros dele!
    Obrigada pela visita.Beijos!
    c-reating.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do livro também! Quero ler os outros livro do John Green para poder comparar, mas acho que todos são bons!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Beatriz!
    Acabei de ler um livro do John Green e por ter gostado bastante fiquei interessado nos demais, por isso foi ótimo encontrar a sua resenha, que está muito bem feita e me motivou a incluir "O Teorema Katherine" na minha lista! Adorei o post, parabéns pelo blog, já estou seguindo!
    Abraços,
    Luis Felipe
    http://www.cacadordehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis Felipe!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha!
      Muito obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. Nossa, eu sabia que esse livro era bom, mas não imaginava que era tanto. Ainda pretendo lê-lo esse ano, está na minha lista, mas confesso que com sua resenha me deu vontade de iniciar a leitura já!

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, eu achei o livro incrível, e espero que você goste também!
      Beijos

      Excluir
  5. Deve ser ótimo !! quero muito ler ele !!

    http://galaxykawaiii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, estou com muita vontade se ler esse livro, só li um dele até agora.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir