segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Reiniciados por Teri Terry


Título Original: Slated
Autor: Teri Terry
Editora: Farol Literário
Páginas: 430
Classificação: 4/5


Fazia muito tempo que não lia trilogias ou séries, principalmente porque não tenho paciência para esperar pelas continuações. Gosto de ler tudo de uma vez. Quando vi que a trilogia Slated já tinha todos os livros lançados pela Farol Literário, não pensei duas vezes e solicitei o primeiro. Não me arrependi. Reiniciados é uma distopia instigante, que prende o leitor desde o começo, nos deixa apreensivos durante a leitura e ansiosos para ler os outros livros da trilogia.

     

Kyla é uma Reiniciada, suas memórias e sua personalidade foram apagadas e ela está tendo uma segunda chance. No passado, ela pode ter sido uma criminosa e agora está tendo a oportunidade de recomeçar. Mas Kyla é diferente dos outros Reiniciados, seus constantes pesadelos a atormentam e fragmentos do passado ecoam em sua mente. Além disso, como todos os Reiniciados, ela está presa a um Nivo, um aparelho que mede o nível de felicidade e que se chegar a índices muito baixos pode causar a morte. E é isso que acontece em seus pesadelos. 

Kyla vive na Inglaterra, que depois dos anos 2020, um período bem conturbado, não é mais a mesma. Os Lordeiros estão no governo, aqueles que tem tolerância zero para a violência e desobediência civil e também são aqueles que criaram os Reiniciados e seus Nivos. E também há os terroristas, que não concordam com as coisas que os Lordeiros estão fazendo. 

Quando Kyla finalmente sai do hospital, depois da cirurgia de reiniciação e recuperação, ela é apresentada para sua nova vida e é preciso se acostumar com a família, com a escola e com as pessoas a sua volta. Entretanto, os pesadelos e pensamentos ainda a atormentam, e quando acontecimentos estranhos ocorrem em torno dela, ela percebe que é diferente e que algo está errado. Com a ajuda de Ben, um garoto Reiniciado, Kyla entrará em caminhos proibidos e precisará tomar cuidado com as pessoas, afinal, ela não sabe em quem confiar. 


Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Kyla, somos colocados dentro da mente dela. A trama do livro é psicológica e por isso não tem muita ação, o que de maneira alguma é um ponto negativo. Na verdade, é isso que nos deixa apreensivos durante a leitura: os pesadelos de Kyla, seus pensamentos, descobertas e os mistérios a sua volta. Gostei muito da escrita da autora, a linguagem utilizada é fácil, a história tem um bom desenrolar e a leitura fluiu. 

Com exceção de Kyla e Ben, a maioria dos personagens não foram abordados profundamente, mas acredito que isso se deva ao fato de ser o primeiro livro de uma trilogia. Apesar disso, gostei bastante da construção deles, grande parte desses personagens tem um lado misterioso e que instiga o leitor. 

Como toda distopia, Reiniciados também traz uma crítica social. Fala sobre a questão da liberdade civil, que não existe na época em que se passa a trama devido ao governo, que usa como justificativa o bem estar do povo. E também aborda a questão da opressão, não só com os Reiniciados, com a utilização dos Nivos, mas com a população em geral.

A edição está excelente: páginas amareladas, boa diagramação e espaçamento, e letras de um bom tamanho. A capa também me agradou bastante, a escolha de tons e o rosto combinam com a história. O livro tem muitos capítulos, mas eles são curtos, o que para mim é um ponto positivo, pois a leitura se torna mais confortável e flui melhor.

Reiniciados é uma distopia maravilhosa, que tem doses certas de romance e mistério, traz questionamentos e mexe com o leitor. Super recomendo e não vejo a hora do ler os próximos livros da série, Fragmentada e Despedaçada.

"Livro cedido pela editora para resenha"

     

Espero que tenham gostado!
Beijos e até mais!

5 comentários:

  1. Olá,
    Antes eu tinha vontade de ler esse livro, mas depois acabei enjoando de Distopias e resolvi que não tinha mais interesse pela obra. Porém muita gente elogia, mas eu realmente não quero mais ler.
    Beijos.
    Memorias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a trilogia. Faz tempo que não leio trilogias, pois não achei nenhuma que me cativasse a ponto de conseguir esperar as continuações. Gostei bastante do enredo e realmente parece um ótimo livro. Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa distopia! <3 Achei a história um pouco diferente dessas já manjadas e adorei! Adoro os personagens principais, já estou louca para ler o ultimo, que é o unico que me falta! )':

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!!
    Tô super curioso pra começar a ler essa distopia.
    Ela parece ser muito diferente das outras distopias lançadas;Achei que a história poderia ter alguma coisa parecida com Divergente e O Doador De Memórias mas pelo que percebi é bem diferente.Adorei!!
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu amo distopia e quero essa há bastante tempo! Estou pra comprar os 3, mas até agora nada, rs. Haja money... :)
    Não tinha notado que seria em 1ª pessoa, o que me desanima um pouco, mas não a ponto de desistir. É que fico meio enjoada das personagens quando focamos muito tempo em seus pensamentos, a menos que esta seja forte. Ah! Vou ler de qualquer jeito, rs :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir