sábado, 14 de fevereiro de 2015

O Lado Bom da Vida por Matthew Quick


Título Original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Nota: 3/5

Pat Peoples acaba de sair de uma clínica psiquiátrica acreditando ter passado apenas alguns meses nesse lugar. Devido à algum trauma, Pat não se lembra de como foi parar lá e só sabe que Nikki, sua esposa, quis que eles ficassem um tempo separados. Voltando a morar com os pais, Pat precisa se acostumar com as mudanças que ocorreram enquanto estava na clínica e isso não será muito fácil. Além disso, está disposto a reconquistar sua mulher - lendo livros clássicos, fazendo muito exercício e tentando ser uma pessoa mais gentil - e ter o seu final feliz. Mas em meio a tudo isso acaba conhecendo Tiffany, uma mulher que, como ele, teve muitos problemas na vida, e uma amizade - um tanto diferente - acaba surgindo entre eles. Disposto a reorganizar sua vida, Pat fará de tudo para ver o lado bom da vida.

O livro é narrado em primeira pessoa por Pat, o que nos deixa muito próximo do protagonista. A escrita do Matthew é muito boa, ele conseguiu fazer com que estivéssemos dentro da cabeça de Pat e por conta disso acaba sendo um pouco confusa, assim como a cabeça da maioria de nós. O livro tem uma linguagem fácil e a narrativa é, ao mesmo tempo, engraçada e comovente. A história tem um bom desenrolar e a leitura flui bem.


Os personagens são bem construídos e cativantes, e mesmo os secundários tem uma real importância na história e sua particularidade. Pat é um homem ingênuo, otimista, de bom coração e engraçado, que acredita em finais felizes e no lado bom da vida, e percebemos isso claramente no decorrer da leitura. Já Tiffany é mais maluca, divertida e sarcástica, e apesar de algumas coisas, tem um bom coração também e só quer o bem de Pat.  

O livro aborda temas como a depressão e problemas mentais de um modo sensível e até divertido. Por isso é uma leitura leve, mas que ainda assim trata de assuntos relevantes. Mas, acima de qualquer coisa, a mensagem que o livro passa é sobre a esperança e sobre sempre tentar ver o lado bom das coisas e da vida. 

A edição do livro está muito boa. A diagramação é ótima, as páginas são amareladas e as letras tem um tamanho bom. Cada capítulo tem um nome que na verdade é uma frase que está presente no capítulo que está iniciando. A capa é muito bonita, mesmo sendo a capa do filme e é uma das únicas capas inspiradas em filme que eu realmente gosto. 

Me interessei pelo livro depois que assisti ao filme e mesmo as histórias sendo um pouco diferentes, recomendo ambos. Enfim, é um bom livro, leve e divertido, para se ler em qualquer hora.


Já leram o livro? Gostaram? Comentem!
Espero que tenham gostado!
Beijos e até mais!

7 comentários:

  1. eu adoro esse livre, assim como gosto do filme <3 Fiquei super interessada em ler depois que assisti e não acho tão diferente, no livro o chato é o relacionamento dele com o pai, que é mais chato e mais triste :/, maas amo o Pat, e dá pra tirar ótimas frases desse livro!
    Vejo muita gente reclamando desse livro, ainda bem que gostou!
    Beeijo

    http://oteoremafeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse filme e nem li o livro, mas confesso que estou começando a ficar bem interessada na história. Gostei da sua resenha. http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/2015/02/a-mais-pura-verdade.html

    ResponderExcluir
  3. Comprei o livro e esperava mais. Me decepcinoei bastante e até hoje não consegui terminá-lo. Depois que assisti ao filme, notei que ambos são maçantes.

    beijos
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nunca tive um interesse real por esse livro, me parece ser uma leitura leve, bacana e tal, mas nunca chegou a me interessar de fato. Mesmo com o filme e todos os elogios voltados a ele.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia!!Tudo bom?
    Amei esse livro!!A história é muito cativante,e é impossível não
    gostarmos dos personagens que como você disse,são ,muito bem construídos!!
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Este livro é fantástico!!! Uma história que vai envolvendo! =D
    Me emocionei muito!

    Parabéns pelo blog!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  7. Ooi, Beatriz! Tudo bem?
    Nossa! O lado bom da vida está na minha listinha há um tempão, mas até hoje não li - nem comprei.
    Depois de ler sua resenha o livro ganhou mais alguns pontinhos, haha
    Quero leeer! :D
    Beeijo, beijo!

    www.sonhodeleitora.com

    ResponderExcluir