quinta-feira, 6 de março de 2014

A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak


Título: A menina que roubava livros
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
ISBN:  9788598078373
Classificação: 5/5 Favorito!

Oi pessoal, tudo bem?
Hoje vim com a resenha do livro A menina que roubava livros, do Markus Zusak, que li no começo de Fevereiro. Foi muito difícil para eu fazer a resenha, pelo fato de ser um livro complexo e eu ter gostado tanto dele, mas fiz o meu máximo e espero que gostem!

O livro é narrado pela Morte - sim, ela mesma - e conta a história de Liesel Meminger, uma garota que a Morte encontrou três vezes, e nessas três vezes ela conseguiu escapar. 

Liesel vive na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Devido à isso, sua mãe opta por colocar Liesel e seu irmão para adoção, porém no trajeto até o novo lar, o irmão de Liesel acaba morrendo e a garota rouba seu primeiro livro. Demora um pouco para Liesel se acostumar com seus novos pais, Hans e Rosa Hubbermann, mas logo passa a amá-los assim como eles a amam. Acompanhamos o início da paixão de Liesel pela literatura, incentivada pelo seu pai adotivo, sendo essa paixão o motivo que leva a garota a roubar mais livros. Entre momentos alegres e tristes, entramos de cabeça na vida da menina que roubava livros.

Os personagens são extremamente cativantes: Rudy Steiner é um fofo, o fiel companheiro de Liesel; Hans Hubbermann, tão sensível e generoso; Rosa, com seu jeito carrancudo mas que no fundo tem um bom coração; Max, que acaba se tornando um grande amigo para Liesel; e Ilsa, a mulher do prefeito, que afogada em sua própria tristeza, vê em Liesel uma saída. A própria Liesel é encantadora, se preocupando com os outros e defendendo quem ela ama. Mas, sem dúvidas, a personagem mais simpática acaba sendo a Morte, durante a leitura acompanhamos o seu trabalho e vemos o quão triste ele é, e ela acaba parecendo bem humana.

Não é uma leitura fácil, o livro é bem intenso e talvez muitas pessoas achem o começo entediante, mas logo a história acaba por surpreender. O autor conseguiu tratar de um tema pesado de maneira suave, a escrita do Markus Zusak me conquistou. Intercalando com a narração há algumas gravuras lindíssimas.


Acho essa capa linda, e gosto também da nova, que é de acordo com o filme. A diagramação, apesar da edição que li ser econômica, é muito boa. A letra não é pequena e as páginas são amareladas. 

O final do livro me deixou triste, apesar de eu já estar esperando e eu chorei bastante. Confesso que estava com um pé atrás com esse livro, tanto que preferi emprestar do que comprar, pois vi muitas resenhas negativas, mas foi tão bom me surpreender com ele. Eu simplesmente amei e posso dizer que foi um dos melhores livro que eu já li, por isso a nota 5! Então, quem iniciou a leitura e abandonou, aconselho dar mais uma chance!


Infelizmente ainda não assisti ao filme, e não pude comparar os dois aqui!
E aí pessoal, já leram esse livro? Comentem!

Beijos e até mais!


20 comentários:

  1. Também tenho dificuldade de resenhar livros que gostei muito, mas fique tranquila você se saiu muito bem! Maravilhosa a resenha! Esse livro é realmente sensacional! Já vi o filme e pode ir ver sem medo, achei muito bom! :D
    Bejinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Obrigada!
      Ainda mais ansiosa para assistir o filme, espero que ainda esteja nos cinemas da minha cidade!
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei sua resenha! Li esse livro há uns cinco anos! O começo foi uma tortura e a maioria das pessoas desistem do livro no começo mas depois fica ótimo!!!
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Concordo com você. Ainda bem que a gente não desistiu haha!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi adorei sua resenha e o seu blog!, ja estou te seguindo.

    Se quiser fazer uma visita no meu blog, agradeço
    http://agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Obrigada!
      Claro que visitarei seu blog!
      Beijos!

      Excluir
  4. Bia, li este livro logo que ele lançou no Brasil e posso considerar ele O livro! É uma história fascinante, que vale a pena tê-la na estante e na mente, com certeza. Já assisti ao filme e super curti a adaptação... quase nada ficou de fora! Espero que você curta também quando assistir :)

    Ps. seu blog é incrível! Virei seguidora e sempre que der passarei por aqui.

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um livro incrível! Ansiosa para assistir ao filme, que bom que quase nada ficou de fora!
      Muito obrigada! *-*
      Beijos!

      Excluir
  5. AMO esse livro. Até tentei assistir ao filme, mas não achei que ele transmitiu a mesma essência do livro
    Enfim, respondi a Tag O Que Te Diz o Livro que me indicastes hahaha

    Beijos!
    Crescendo em Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é maravilhoso! Que pena que não gostou do filme, mas os livros sempre são melhores mesmo!
      Que bom que respondeu, vou visitar seu blog para ver as respostas!
      Beijos!

      Excluir
  6. Li o livro na época que foi lançado e até hoje sou apaixonada por ele!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. que lindooo agora eu quero ler esse sim! onde posso baixar esse, vc sabe? há uns bem interessantes por aqui http://portugues.free-ebooks.net/categoria/romance, mas nao encontro esse. brigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo!
      Desculpa, não conheço nenhum site que tenha A menina que roubava livros, não costumo ler livros online. O site é bem legal!
      Beijos!

      Excluir
  8. Só passando pra te avisar que te indiquei lar uma tag lá no blog ;)

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já li este livro, mas não gostei tanto quanto deveria. O filme é maravilhoso e eu amei demais, além de chorar muito!
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não gostou do livro. Espero gostar do filme!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  10. Muito boa sua resenha.Ainda não li o livro,mas me animei bastante.O filme é lindo,me emocionou mesmo.
    Bjs
    Thamires http://nerd2000.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir