terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Vida em Tons de Cinza



Título: A Vida em Tons de Cinza
 Autor: Ruta Sepetys
 ISBN: 9788580410167
 Editora: Arqueiro
                                                                  Classificação: 5/5
    
Esse, com certeza, foi um dos melhores livros que li em 2013. Terminei ele em um dia, passei a madrugada inteira lendo e só fui parar quando a história chegou ao fim. E preciso confessar que chorei, chorei muito.

Lina Vilkas é uma lituana que vê sua vida mudar de um dia para o outro. Os sonhos são tirados dela quando a polícia secreta soviética invade sua casa e a leva para uma jornada desumana com sua mãe Elena, seu irmão Jonas e outras milhares de pessoas. Eles são mandados para campos de trabalho forçados e lá são mal tratados e precisam trabalhar de maneira desgastante para ganhar uma mísera quantia de alimento. Precisam se unir para continuarem fortes e lutar pela vida, e Lina, com seu incrível talento artístico, motivada pelo seu pai, começa a desenhar para incentivar todos a seguirem em frente. Mesmo com a crueldade que o governo de Stalin impõem a eles, Lina consegue se apaixonar por Andrius, mas quando tudo parece melhorar, ela, sua família e mais algumas pessoas são mandadas para a Sibéria e precisam superar tudo que já passaram para continuar vivendo. 

Gosto bastante de livros com essa temática, pois é uma forma de eu entender melhor o que aconteceu nessa época, que muitas vezes é pouco divulgada.

A autora, Rute Sepetys, soube construir muito bem os personagens e a história. Muito do que ela conta foi baseado em relatos de pessoas que viveram aquilo e estudos que ela fez. Vale lembrar que a maioria dos personagens são ficcionais, mas todos se mostraram muito humanos e extremamente cativantes, e é fácil se apegar à eles. Entre os meus favoritos está Elena, mãe de Lina e Jonas, que simplesmente foi uma heroína, pensando mais nos outros do que nela própria. Andrius e Lina também merecem destaque. E Janina e sua boneca, são fantásticas. 



 Logo no começo do livro há mapas mostrando o trajeto feito por Lina e os outros personagens, com uma relação dos dias que passaram viajando. Com isso fica mais fácil entender a viagem , um complemento durante a leitura.

 Não é uma leitura leve, pois mostra tudo que as pessoas sofreram naquela época, mas o livro é extremamente tocante, é até difícil explicar em palavras o que eu senti lendo ele. Em alguns momentos eu chorava muito, em outros até sorria com a força de vontade que eles mostravam e com os momentos de diversão que eles tinham, apesar de tudo.



O livro é maravilhoso, e recomendo que todos o leiam.


     Espero que tenham gostado, beijos!
     

4 comentários:

  1. Amei a sua resenha! Tenho bastante curiosidade sobre esse livro e gostei do que vc disse! Amo esses livros intensos! Que nos fazem sentir!
    Ps:Resenha: A Ilha de Kansnubra e o Portal Perdido - Andrews Ulisses
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenha-ilha-de-kansnubra-e-o-portal.html
    Passa lá e comenta e retribuo a visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é maravilhoso! Adoro livros assim, e recomendo! Obrigada pela visita! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aii eu amei esse livro também. Com certeza ele foi uma das minha melhores leituras, Fiz uma resenha dele no meu blog, não está tão boa quanto a sua, mas se der da uma passadinha lá :D
    http://leiturasagaz.blogspot.com.br/2014/05/vida-em-tons-de-cinza-ruta-sepetys.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também foi uma das minhas melhores leituras, fantástico!
      Pode deixar que vou dar uma passada lá e tenho certeza que está ótima!
      Beijos!

      Excluir